Toda a persistência em economizar dinheiro para a tão aguardada reforma ou obra pode ser desperdiçada se você não conseguir controlar os custos do seu projeto, levando à perda de recursos financeiros, tempo e gerando um estresse desnecessário.
Diante disso, o primeiro passo para certificar que tudo aconteça bem durante cada etapa da reforma é desenvolver um projeto claro e objetivo, analisando qual será o prazo da obra, os materiais utilizados e os gastos, além de definir como será a nova decoração.
Confira as dicas de projeto abaixo, baixe a planilha de orçamento de obra e tenha o controle do seu projeto!
Conheça todas as medidas e informações do ambiente ou imóvel, além do tipo de reforma pretendida. O projeto da sua obra ou reforma mostrará quais os orçamentos a serem realizados e para quais prestadores de serviço.
Além disso, você mesmo poderá identificar esses pontos no caso de um projeto menor, como uma reforma da bancada de banheiro, onde deverá saber a medida da nova bancada, solicitando um orçamento para marmorarias.
Para uma obra mais complexa, é fundamental definir a posição dos móveis, os pontos de tomada, água e iluminação adequadas, além dos acabamentos e outros detalhes. Recomenda-se consultar um arquiteto ou designer de interiores, que poderá fornecer orientações precisas e uma solução eficiente para o ambiente escolhido, garantindo um resultado que trará satisfação ao final da obra. Além disso, esses profissionais poderão elaborar um cronograma do projeto e uma previsão de gastos, facilitando o planejamento da obra.
Desenvolva um cronograma simples para a obra, considerando datas de entrega, montagem e conclusão de cada etapa. Essas informações devem ser alinhadas com cada fornecedor de material e de mão de obra para que funcione corretamente. Dessa forma, você deverá questionar a disponibilidade de cada um e organizar de uma maneira que consiga acompanhar e cobrar o que foi definido.
Utilizar a planilha financeira irá auxiliar no controle de pagamentos dos materiais e dos prestadores de serviço (mão de obra). Dessa forma, o cronograma e o controle da obra oferecerão mais condições para negociar os pagamentos. Ressalta-se que é importante não esquecer de considerar a remoção de entulhos no projeto, pois isso gerará um custo adicional.
É importante entender que, embora haja um planejamento, imprevistos em obras são sempre comuns. Por isso, é necessário considerar, tanto na planilha de custos quanto no cronograma da obra, uma margem para lidar com imprevistos.
Dessa forma, deve-se prever de 10% a 20% a mais no orçamento para arcar com gastos adicionais, além de incluir um mês extra na previsão de entrega da obra. Ao compreender essa necessidade, você evitará frustrações e expectativas irreais.
Importante!
Atente-se a tudo o que você deseja realizar na obra, pois isso impactará diretamente nos custos e prazos. Se o pedido for feito durante a execução da obra, poderá ser mais caro e demorado do que se tivesse sido planejado anteriormente. Dessa forma, evite definir prazos e valores em cima da hora e tente, ao máximo, realizar um planejamento prévio. Em suma, a obra será mais satisfatória e econômica.
Realizando todos esses passos seu projeto será um sucesso, evitando situações relacionadas a falta de dinheiro e tempo de obra além do programado.
Confira mais dicas sobre o universo da construção civil, além de atualizações e tendências em selantes, silicones e impermeabilizantes no blog da Chemiseal.
Obrigado por nos contactar.
Entraremos em contato com você o mais breve possível.
Ops, ocorreu um erro ao enviar sua mensagem.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Horário de atendimento:
Segunda-quinta: 08:00-18:00
Sexta-feira: 08:00-17:00